quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Everaldo assume presidência da Câmara sob prejulgamento dos eleitores

O blog não tem procuração para defender nenhum dos nove vereadores da Câmara Municipal de Cerro Corá, eleitos em 7 de outubro de 2012 e recém-empossados nos cargos na terça-feira, dia 1ª de janeiro do ano que está começando. Mas, vem observando o preconceito, nas redes sociais da internet, principalmente no Facebook, contra o nome do vereador Everaldo Araújo de Lima (DEM), desde que ele anunciou, como acabou sendo eleito, candidato a presidente da mesa diretora da Câmara para o biênio 2013/2014).

Uma parcela dos eleitores que votou em Everaldo Araújo para vereador exerceu o seu direito livre e soberano do  voto, assim como ele tem o direito de votar e ser votado. Ocorre, que passadas as eleições para prefeito e vereador e, conhecido os resultados das urnas, o papel do eleitor terminou ali, embora também caibam aos eleitores a responsabilidade de vigiar e cobrar dos eleitos as ações prometidas em campanha. Dai, depois de quatro anos, julgar, caso lembre, o que não é o caso de muitos, se o seu candidato correspondeu, realmente, às suas expectativas.

No caso do vereador Everaldo Araújo uma parcela do eleitorado, nas redes sociais da internet, vem fazendo um prejulgamento quanto ao seu desempenho como novo presidente da mesa diretora da Casa.  Como membro da bancada de apoio ao prefeito Raimundo Marcelino Borges, a cujo partido também é filiado, nada mais natural que Everaldo Araújo pleiteasse o cargo de presidente com o apoio de outro companheiro de bancada, o vereador Francisco Aldo Maciel, o "Aldin", até porque dentro da proporcionalidade dos partidos com cadeiras na Casa, o Democratas elegeu a maioria dos vereadores, três dos nove que compõem a Câmara Municipal.

Também ocorre, que Everaldo Araújo e "Aldin", que será eleito presidente para o segundo biênio (2015/2016) nesta quarta-feira, dia 9, não concordaram com o acordo de "gaveta" feito antes da campanha eleitoral, que garantia a presidência da Câmara para a vereadora Graça Oliveira (PSD), com o apoio do prefeito "Novinho" e do vice-prefeito João Batista de Melo Filho, depois dela ter perdido a chance de sair candidata à vice-prefeita.

Os dois aceitaram o convite da oposição para lançarem uma chapa eclética, que poderia até ter um representante do PMDB, que foi o segundo partido a eleger o maior número de vereadores (dois) pelo príncípio da proporcionalidade, mas acabou apoiando a chapa encabeçada por Graça Oliveira, que "cochilou" em não ter chamado Everaldo e "Aldin" para uma conversa antecipada sobre a eleição da Câmara, tão logo saiu o resultado das urnas. A oposição apenas pegou um "vácuo" pela inabilidade política da bancada da situação, que tinha a maioria da casa (seis vereadores) para eleger a mesa diretora.

A grita dos dois vereadores era quanto a falta de oportunidade para participarem da gestão municipal de "Novinho", pois enquanto Everaldo Araújo defendia a indicação de uma pessoa da Serra de Santana para a Secretaria Municipal de Agricultura, e o pleito não foi reconhecido pela chefia do Poder Executivo, o vereador "Manoel de Cláudio" deverá ser aquinhado com a indicação de um secretário, possivelmente para a pasta de Transportes e Obras Públicas, além do fato de que o marido da vereadora, Adevaldo Oliveira, deverá continuar ocupando cargo de primeiro escalão na prefeitura de Cerro Corá. 

Além disso, "Aldin" se sentiu preterido em questões dessa natureza, inicialmente, o que o levou a não aceitar, posteriormente, propostas para que desistisse do apoio à candidatura do companheiro de partido para presidente da Câmara.

Mas, voltando às questões preconceituosas, como a pecha de traidor, levantadas contra o vereador Everaldo Araújo, o próprio prefeito "Novinho" em conversa com o  blogueiro, na noite de sábado, dia 29, em Cerro Corá, já admitia que ia deixar os vereadores à vontade na eleição, até porque dois deles pertenciam ao seu partido.

A eleição da mesa da Câmara é uma questão "interna corporis" e acabou prevalecendo o bom-senso, pois é lá o fórum apropriado para se discutir a escolha dos seus membros: o presidente, o vice e o secretário.

Quanto ao desempenho de Everaldo Araújo como presidente, ninguém pode se antecipar aos fatos, pois, além do mais, ele deve ser assessorado por pessoas competentes e de sua confiança. Vamos aguardar  (Valdir Julião)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não entendo nada de política ( e nem quero ) por não gostar da mesma. Mas, entendo que foi um tanto precipitada essa atitude do vereador em questão. Eu penso assim: primeiro você aprende, observa como se faz e depois "pratica".

José Valdir Julião disse...

O vereador em questão já foi candidato outras vezes a vereador, sabe, mesmo sendo de primeiro mandato, como funciona o jogo do poder...

É só ver em outros posts, que o vereador e questão pretendia ocupar espaços políticos, como outros do mesmo grupo político vinha e veem ocupando...