segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Erinho" sofre primeira investida para mudar voto na eleição da Câmara

Pelo menos até agora, o grupo de vereadores incluindo dois dos três eleitos pelo partido Democratas, o mesmo do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", e mais os três vereadores da oposição, que defendem a eleição de uma mesa diretora eclética para o biênio 2013/2014, continua unido. Mas, faltando 15 dias para a eleição do presidente, vice e secretário da mesa, muitas conversas deverão surgir até lá, pressões de todo lado para reverter o quadro em favor, e exclusivamente, do grupo político que controla o poder em Cerro Corá.

Mas, informações que chegam ao blog, apontam que as investidas em cima dos vereadores vão continuar até o dia 1º de janeiro, data da eleição da mesa da Casa.  O primeiro vereador a sofrer assédio para mudar de posição política foi o vereador Erivanaldo Albuquerque (PTB(), o "Erinho", a quem foi oferecido, inclusive, a indicação de um emprego fora do nível de poder no município.

Proposta semelhante de acordo político tentou-se em 2009, por ocasião da primeira eleição do vereador Antonio Ronaldo Vilar (PSDB), que está saindo da Câmara por ter perdido a eleição de vice-prefeito em 7 de outubro, para presidente da Casa. Naquela ocasião, foi oferecido um cargo político na Assembléia Legislativa para indicação do vereador Clidenor Pereira de Araújo filho, o "Codô", que preferiu ratificar o voto no hoje presidente, pela segunda vez, Ronaldo Vilar.

A eleição da mesa da Câmara Municipal reveste-se de importância, porque através dela se dá agilidade ou não a tramitação de matérias de interesse do município para a votação em plenário, principalmente aquelas que mais mais interessam ao Poder Executivo, como os projetos de lei sobre as Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual (LOA), como a que foi aprovada recentemente garantindo ao Executivo o remanejamento de verbas em até 40% o volume global dos recursos orçamentários. 

Além disso, a mesa diretora da Câmara decide sobre a indicação de cargos comissionados, inclusive aqueles de livre nomeação dos vereadores. O blog, inclusive, recebeu a informação, que precisa ser confirmada, de que estariam sendo criados um cargo de apoio legislativo a cada um dos nove vereadores de Cerro Corá, a exemplo do que já ocorre em outras Câmaras Municipais.


              

2 comentários:

Anônimo disse...

O blog está dando show de bola na cobertura sobre os bastidores da escolha dos novos membros da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Muita água vai rolar por baixo da ponte até o primeiro dia de janeiro, mas acho que, no momento, os furos do "Cerro Corá News" estão incomodando várias pessoas. Mas este é o estilo de um jornalismo bem feito, respeitado pelas diversas fontes, oficiais ou não. (José Vanilson Julião - jornalista)

José Valdir Julião disse...

O blog está aberto a todos...