sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Saga do atletismo cerrocoraense faz 5 anos

Esforço das jovens atletas cerrocoraenses já foi recompensado com a primeira medalha internacional 
O professor Edilson Oliveira enviou para o blog um relato sobre a retomada do atletismo cerrocoraense em 2007, quando a convite do então prefeito João Batista de Melo Filho passou a coordenar um projeto de esporte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O avanço ao longo dos anos permitiu que ele e os seus atletas também tivessem o apoio da sociedade local, comerciantes e profissionais liberais e ainda de instituições como a Confederação Brasileira (CBAt) e Federação Norteriograndense de Atletismo (FNAt). 

Mesmo em situações adversas, pois não existe uma pista de atletismo adequada para treinamento, já no ano seguinte, Edilson Oliveira conta que "os resultados foram logo surpreendendo", com o atleta Jones Márcio, de 16 anos, ganhando um título estadual e em seguida, sua convocação para a seleção do Rio Grande do Norte que iria disputar, em 2008, o Campeonato do Nordeste em Feira de Santana (BA). Campeão nos 400  metros rasos e vice no medley, Jones Márcio também foi o primeiro atleta de Cerro Corá a disputar uma Olimpíada Escolar, na categoria de 15 aos 17 anos, em João Pessoa (PB).

Edilson Oliveira acrescentou que em 2009 veio a primeira medalha em nível nacional, Akailson Karlos, de 14 anos, obteve a prata no revesamento 4 x 75 metros nas Olimpíadas Escolares realizada em Poços de Caldas (MG).

Em 2010, segundo Oliveira, a delegação dos atletas de Cerro Corá, foi a maior de um município enviada para a disputa da Olimpíada Escolar, que ocorreu em Fortaleza (CE): nove atletas, dos quais sete eram da Escola Estadual Querubina Silveira e dois da Escola Municipal Belmira Viana, situada no bairro Tancredo Neves (antiga Casa Velha).

O esforço dos atletas cerrocoraenses já valia à pena, pois nesse mesmo ano, veio a  primeira medalha de ouro, conquistada pela atleta Danielle Duarte, no arremesso de peso nas Olimpíadas Escolares de Fortaleza. O arremesso de 11,53 metros garantiu-lhe a classificação para o Campeonato Sulamericano que se realizaria em Lima, no Peru, onde ela garantiu, também, o bronze e a primeira medalha internacional para o atletismo cerrocoraense.

Segundo Oliveira, a participação nas Olimpíadas Escolares tornou-se uma obstinação para os atletas cerrocoraenses, que a cada ano alcançavam evolução. Entre 2008 e 2012, participaram das competições 33 atletas de Cerro Corá em diversas modalidades, sendo que Lívia Borges foi a que mais participou, quatro vezes.

A partir daí vieram as participações em nove Campeonatos Brasileiros de Atletismo: Jones Márcio representou a FNAt em 2010, no torneio de Fortaleza, depois vieram sete atletas inscritos no campeonato de Porto Alegre (RS) e um de menores em São Paulo (SP).

Nenhum comentário: