domingo, 7 de outubro de 2012

Vitória inquestionável do reeleito "Novinho"

Inquestionável, mas previsível a vitória eleitoral do prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o "Novinho", reeleito com uma maioria de 507 votos sobre a sua opositora, a sindicalista Ana Maria da Silva (PR). Uma margem de 7,68% de votos válidos, e bem abaixo dos mais de mil votos pregados durante o calor da campanha eleitoral em Cerro Corá, que tirando os poucos excessos de um e de outro lado, ocorreu dentro da civilidade e do regime democrático de direito que se esperava dos eleitores e da classe política.

O resultado das urnas não difere muito das eleições que vêm ocorrendo nos últimos quatro anos em Cerro Corá, pois apesar das defecções que o grupo politico dominante vem tendo ao longo do tempo, sobretudo o líder político João Batista de Melo Filho, a situação vem se mantendo no poder em função dos erros acumulados pela oposição, que, este ano, ainda tentou uma reviravolta política no município com a união, considerada quase impossível, mas que acabou ocorrendo às vésperas do fim do prazo para a homologação das candidaturas de dez partidos de oposição.

Também não se pode questionar, mesmo com os equívocos e acertos administrativos cometidos em quatro anos do seu primeiro  mandato, a liderança política do prefeito "Novinho", que, ao lado de João Batista, conseguiram eleger o sobrinho, Valdinho, e o filho, Alvaro  Melo, entre os nove eleitos para a Câmara Municipal de Cerro Corá, apesar destes ficarem no grupo do meio dos mais votados.

A voz das urnas traz outro recado, a possibilidade de surgir uma nova liderança política no município, com a reeleição em primeiro lugar da vereadora Maria das Graças de Oliveira. Na composição da chapa majoritária este ano, o seu nome chegou a ser cogitado por pessoas próximas para ela para compor a chapa de vice-prefeito, mas que desistiu em decorrência da liderança de "Joaozinho", aponta para a possibilidade de disputar uma eleição majoritária em 2016.

Até lá muita coisa deve ocorrer na política paroquial de Cerro Corá, pois, como não pode disputar a reeleição, naturalmente que o prefeito "Novinho" deverá indicar e apoiar um nome para sucedê-lo no cargo. Nos bastidores, o que se comentava mesmo antes de finalizada a campanha eleitoral deste ano, é que João Batista, elegendo o filho, dava um passo para prepará-lo para disputar o pleito majoritário, bem como analistas acreditam que JB, mesmo já se aproximando dos 70 anos, ganharia mais um fôlego para disputar o seu quinto mandato de prefeito.

Pelo lado da oposição, o resultado das urnas afasta, praticamente, a possibilidade de Ana Maria da Silva disputar outra vez a prefeitura, bem como aponta que os partidos oposicionistas devem repensar a estratégia politica para tentar tomar a prefeitura do grupo liderado por DEM/PMDB e seus aliados, que, pelo andar da carruagem deverão ficar no poder por mais outra década em Cerro Corá (José Valdir Julião).

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo comentário, de quem sabe das coisas, de quem é tarimbado no metier do jornalismo, sem paixao ou veleidades pessoais.