domingo, 21 de outubro de 2012

Irmãs Josefinas precisam de apoio para não saírem de Cerro Corá

Instituição com 53 anos de fundação, as Irmãs Josefinas têm mais de 40 anos em Cerro Corá, onde chegaram no fim da metade dos anos 60. De lá para cá, fizeram um reconhecido trabalho de evangelização e, inclusive, de apoio à educação de jovens. No começo do extinto Ginásio Comercial Pedro II, no início dos anos 70, as irmãs Auxiliadora e Socorro deram essa contribuição com o ensino, principalmente, de Português e Literatura.

As três irmãs que ainda atuam na Igreja Católica em Cerro Corá, podem estar voltando para Fortaleza (CE), onde fica a sede da congregação, caso a comunidade não se mobilize e resolva dar apoio às irmãs Josefinas.  Os fiéis católicos, os comerciantes, o poder público e a classe política cerrocoraense, precisam tomar uma decisão de apoio a todas elas, como reconhecimento ao serviços prestados ao longo de tantos anos.

A comunidade das irmãs Josefina de Cerro Corá é uma das seis que existem no Rio Grande do Norte. As outras ficam em Ouro Branco, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Lagoa Nova e Serra Negra do Norte, todos na região do Seridó.

Atualmente, segundo o site da Congregação, o Instituto Josefino é composto por 266 irmãos e está presente em nove estados do país. As irmãs exercem sua missão nas paróquias com trabalhos pastorais,  ajudam na formação dos futuros presbíteros no Instituto de Teologia e Filosofia do Ceará e atuam, ainda, como educadoras públicas ou nas escolas do Instituto e em atividades sociais, no interior, nas periferias e em áreas de risco social.


2 comentários:

Anônimo disse...

É preciso uma mobilização geral da sociedade. Muitos jovens, hoje adultos, devem algo as religiosas Josefinas.

José Valdir Julião disse...

Já temos uma informação oficiosa, de que nesta terça-feira, dia 30, as freiras e o administrador diocesano, além da comunidade cerrocoraense, vão colocar o ponto no "i" e definir um acordo sobre a permanência das irmão Josefinas em Cerro Corá...