quinta-feira, 14 de junho de 2012

Candidatos a vereador podem ser até três vezes o número de vagas na Câmara

De acordo com a legislação eleitoral, cada partido político poderá lançar candidatos a vereador até o limite 150% sobre o número de vagas na Câmara Municipal, que em Cerro Corá são nove. Portanto, se um partido disputar a eleição proporcional isoladamente, poderá ter até 27 candidatos a vereador. No caso de os partidos políticos fizerem coligação, esta poderá indicar até 36 candidatos a vereador.

Como existem 19 partidos aptos a disputar a eleição municipal este ano, em Cerro Corá, se cada partido saísse com uma chapa isolada para vereador, o número de candidatos poderia chegar a 513. Como isso é improvável, e nenhum partido deve alcançar o coeficiente eleitoral, que é o número de votos mínimos para se eleger pelo menos um vereador, esses partidos deverão disputar a eleição proporcional coligados.

Pelo lado da situação, como são quatro partidos, se todos se coligarem, o máximo de candidatos será de 36. Se forem divididos em duas coligações, poderão lançar até 72 candidatos. 

Já no caso da oposição, as coligações proporcionais podem ser em número bem maior, mas é improvável que isso ocorra e, no máximo, a chapa de oposição deve se desmanchar em três coligações.

Nenhum comentário: