terça-feira, 12 de junho de 2012

Julgamento dos inelegíveis a cargo da Justiça Eleitoral

Conselheiro Valério Mesquita (c) preside sessão do TCE que aprovou listas de gestores que tiveram contas julgadas irregulares. Lista foi enviada para o TRE (foto: Jorge filho).
 O Tribunal de Contas aprovou a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado, na manhã desta terça-feira, dia 12. Ao todo são 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje. 

A medida obedece ao que preceitua o art. 71, II da Constituição Federal. A relação será entregue ainda hoje ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, pelo consultor jurídico do TCE, Cláudio Dantas Marinho.     

Em ofícios encaminhados ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral, o presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, em quatro DVDs, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. 

Valério Mesquita informou que anexas às referidas listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos os respectivos votos e acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas, manifestações do corpo técnico-instrutivo, entre outros elementos de informações”, disse o conselheiro.            

Mesquita ressaltaou que cabe à Justiça Eleitoral, o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.
Fonte - Ascom/TCE

Um comentário:

Anônimo disse...

só em ter as contas rejeitadas deveriam se explicar perante a opinião pública, devolver o dinheiro e olhe lá!