terça-feira, 3 de abril de 2012

Quadra de esportes do Santa Clara leva nome de Paulo Caetano

A quadra poliesportiva da vila "A" do assentamento Santa Clara passa a se denominar de "Caetanão;', em homenagem a Paulo Caetano da Silva, nascido no Sítio Varzinha, em Cerro Corá, e falecido em 1997. Ainda criança mudou-se com os pais Francisco Caetano da Silva e Antonia Tomazia da Conceição e 15 irmãos, cresceu trabalhando na agricultura juntamente com seus pais e irmãos, cultivando produtos agrícolas de subsistência e, ainda na adolescência, com poucas opções de lazer, aos finais de tarde sempre ia brincar com seus amigos em um campo de futebol de terra batida na vizinha comunidade de Sítio Novo, nas terras de seu irmão mais velho, Manoel Caetano.

Ainda jogou futebol no campo existente até hoje no sítio Baixa Verde nas terras de Manoel Pereira dos Santos. Aos sábados e domingos, junto com seus amigos, visitavam outras comunidades para se jogar futebol.

Muito jovem, casou-se com Eunice Jerônimo da Silva, com quem teve oito filhos e, para criar sua família em tempos de seca, teve que trabalhar nas frentes de emergência na comunidade Pinga, mas sem nunca esquecer o futebol.

Paulo Caetano, homem simples e trabalhador abriu um pequeno comércio na comunidade Sítio Novo, na residência do seu sogro, senhor Severino Jerônimo da Silva, e como as vendas eram pequenas, continuou trabalhando na agricultura nas terras do minerador e agropecuarista já falecido Sérvulo Pereira, na localidade de Sitio Patrimônio, onde existe ainda a sede da antiga Fazendas Reunidas Tupã, de cujas terras surgiram o assentamento Santa Clara.

A lei denominando de "Caetanão" a quadra do assentamento rural foi sancionada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", em 19 de janeiro deste ano e publicada na edição desta terça-feira, dia 3, do Diário Oficial dos Municípios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Exemplo de que, de posse de uma biografia tão simples, se escreve um texto sobre a geografia e historiografia urbana e social de uma cidade ou município.

José Valdir Julião disse...

O blog acrescentou um pouco de informação, a uma minibiografia publicada no Diário Oficial dos Municípios, editado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn)...