quinta-feira, 12 de abril de 2012

Decreto de emergência do governo visa mais a população rural

A decretação da situação de emergência em 139 municípios do Rio Grande do Norte pelo governo do Estado inclui Cerro Corá, Lagoa Nova, Bodó, São Tomé e Santana do Matos. A preocupação do governo é maior a respeito do abastecimento de água para consumo na zona rural dos municípios, porque a produção agrícola já é tida como perdida, afora o  comprometimento do pasto para pecuária de uma maneira geral. 

Além da chamada região do "Sertão", a questão do abastecimento de água é preocupante na área da Serra de Santana, onde a água oriunda da barragem monsenhor Expedito Medeiros não está chegando regularmente às casas. Ao contrário de outros municípios do Estado, onde a população rural é bem inferior à da zona urbana, nesses municípios a situação se inverte. Em Cerro Corá, por exemplo, dos 10.916 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem no campo 6.176 pessoas, portanto, 56,6% do seu contingente populacional.

Mesmo em Lagoa Nova, onde o número de residentes na zona urbana é maior, com 7.185 pessoas, o número de moradores da zona rural ainda é muito significativo, com 6.805 habitantes. Em Santana do Matos existem mais pessoas no campo (6.905) do que na área urbana (6.893), considerando-se que este é um dos municípios potiguares com o maior número de distritos, como Barão de Serra Branca, São José, Santa Teresa.

Já em Bodó, a relação de moradores da zona rural são 1.393 contra 1.032 da zona urbana. Em São Tomé o número de moradores "na rua" também supera o da zona rural, são 5.982 habitantes contra 4.886.


5 comentários:

Anônimo disse...

Onde fica os assentamentos da Fazenda Tupã e a comunidade de Ipueirsão os moradores são considerados "do campoi", apesar de estarem bem perto da sede do município de Cerro Corá? Neste caso os moradores do distrito de Recanto também são "do Campo"? Assim sendo são áreas da zona rural e não da urbana, apesar do pequeno aglomerado de casas?

Anônimo disse...

Ô comentário besta!

Raimundo Costa disse...

Equívoco: A Serra de Santana é abastecida com a água da Barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalves, e não Mons. Expedito com esta escrito.

José Valdir Julião disse...

Feita a correção, meu caro Raimundo Gosta, que agradeço pela leitura atenta. Realmente, o redator cometeu um equívoco, talvez o subconsciente tenha sido enganado pela proximidade de Cerro Corá com o Potengi amado do monsenhor Expedito Medeiros, a quem conheci de perto, na labuta diária...

Perdão, pelo equívoco e falta de atenção ao reler o texto...

Anônimo disse...

O comentário "besta" foi para provocar o autor do blog sobre a geografia humana e social do município. Ou vc acha que a meninada de hoje sabe diferencias as"zonas"...