terça-feira, 6 de março de 2012

Presidente do PT, Raimundo Costa, analisa processo eleitoral - parte I


O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, analisa o processo político-eleitoral em Cerro Corá, dando a entender que a discussão ainda está muito “nebulosa”,  entre os partidos de oposição.  Pelo lado do seu partido, ele esclarece que a intenção é lançar candidatos a vereador e que a legenda trabalhará um nome para prefeito em eleições futuras. A entrevista ao blog segue em duas partes.

Qual o “day after” para os partidos de oposição, depois que o vereador Antonio Ronaldo Vilar anunciou que o PSDB vai ter candidato próprio a prefeito de Cerro Corá nas eleições de outubro deste ano e, que segundo o próprio Vilar, Ana Maria da Silva tinha antecipado sua pré-candidatura no dia 3?
Bem de Ana Maria eu não sei, não conversei com ela sobre esse assunto. Mas de Ronaldo Vilar eu li nos blogs que ele era o candidato, está tudo ainda muito nebuloso. Acho que tem que entrar alguém para ir aparando as arestas, numa perspectiva de construção e consolidação do bloco de oposição. Achei precipitado, mas fazer o que, as estruturas partidárias são autônomas, tomam suas decisões, eu respeito.  Por outro lado podemos também fazer outra leitura, a de que possa ser uma forma de juntar ainda mais o grupo para uma decisão mais rápida e sólida, penso.

Como presidente municipal do PT sobre o processo sucessório, não acha que a situação está ‘jogando’ mais certo o jogo político?
Bem eu avalio que de fato a situação esta em uma posição mais confortável, é visível, mas por outro lado, além do desgaste normal de quem está no poder,  não tem nada de atrativo enquanto proposta para o município,  estagnou-se, posso discutir com qualquer um do ponto de vista econômico, social, com todo respeito, qual a novidade, tem novos nomes, encerra-se o discurso.  Cerro Corá, do ponto de vista econômico nos últimos anos a concentração de renda aumentou. Você sabe o que é isso? O que isso gera, desemprego, miséria, fome, consumo de drogas lícitas e ilícitas de forma degradadora e por ai vai. Qual tem sido a iniciativa local, fora as políticas do governo federal e estadual? Que possa somar-se. -Quanto ao Partido dos Trabalhadores – PT, estamos defendendo um nome que tenha unidade dentro do bloco de oposição, que pode ser inclusive um nome nosso, sem problema, mas desde que seja um nome de entendimento amplo da maioria do grupo.  Confesso que não é fácil, temos que vencer muitas barreiras, mas não é impossível, o grupo tem interesse nessa unidade, sabemos do nosso potencial juntos. A unidade é o diferencial.

 Qual esse nome, Zeca do PT, não podia ser esse nome?­
Acho um bom nome particularmente, empreendedor no nosso município, tem dado a sua parcela de contribuição econômica e social ao município, acho que ajudaria a Cerro Corá, mas temos que construir dentro do partido e dentro do nosso grupo de oposição, pois ainda não conversamos. Você sabe que é necessário.

Nenhum comentário: