domingo, 4 de março de 2012

Currais Novos já tem plano de saneamento


A assessora Especial de Operações, Leda Maria Donato de Sousa Cabral, disse que a Caern tem contrato de prestação de serviços de água e esgotos com 152 municípios do Estado e está disponibilizando o trabalho de parceria na produção do Plano Municipal de Saneamento, incluindo serviço de uma consultoria contratada especialmente para coleta de dados constantes no documento. O trabalho não tem custo nenhum para o município e cada prefeito pode procurar a companhia solicitando o apoio e, até agora, a Caern ajudou a preparar 40 Planos  em 2011.

Entre so maiores municípios, a empresa atendeu Caicó, Currais Novos, Nova Cruz e Macau, que somados os projetos atingem recursos superiores a R$ 1,5 bilhão. Já os municípios menores, chegam a soma de R$ 300 milhões. Em todos esses documentos devem estar contidas as metas para os períodos de 2012 a 2015; de 2016 a 2026 e de 2027 a 2041, respectivamente períodos que compreendem o curto, o médio e o longo prazo.

Leda Cabral lembra que o prazo para os documentos serem concluídos termina no final de 2013 e os municípios que ainda não solicitaram o apoio da Caern, devem fazê-lo o mais rápido possível, para que a equipe técnica tenha tempo de trabalhar com tempo, sem acumulação de um volume grande de documentos. Cada plano precisa cumprir todas as etapas e uma das mais complexas são as audiências públicas para apresentar à população o conteúdo da versão preliminar. Outras etapas ainda acontecerão até que tudo esteja concluído.

Nenhum comentário: