quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quem foi o tenente Afonso *

No último dia 20, no início da noite faleceu aqui em Natal o 1º tenente reformado Afonso Gomes Ferreira que em fevereiro próximo iria completar 90 anos de idade.


Filho de Liberalino Gomes Ferreira e de Josefa Gomes Ferreira, Afonso nasceu em Macaíba/RN no dia 08 de fevereiro de 1922.
Ingressou na polícia militar do RN como soldado no dia 1º de setembro de 1941. Subsequentemente foi promovido a cabo, a sargento e a subtenente.
Atingiu o oficialato e foi transferido para a reserva remunerada em janeiro de 1967. Por ser ainda novo, foi convocado ao serviço ativo e permaneceu nessa condição até o ano de 1972, quando reverteu definitivamente para a reserva remunerada. Desse período até o ano de 1985 exerceu eficientemente o cargo comissionado de delegado de polícia no interior e na capital do Estado. Esteve à frente das delegacias de Luis Gomes, Areia Branca e Alexandria. Também foi 1º suplente da delegacia de Pau dos Ferros. Em Natal, dirigiu o 7º, o 5º, o 8º e o 9º distrito policial. Somente próximo a completar setenta anos de idade foi que o tenente Afonso suspendeu definitivamente as suas atividades policiais, indo desfrutar da tão merecida aposentadoria.
Dentre os seus inúmeros filhos podemos citar o tenente coronel  Francisco Alvibá Gomes Ferreira, atual comandante do 12º BPM com sede em Mossoró.
Em meados de 2008, tive a oportunidade e a felicidade de passar boa parte de uma descontraída manhã na receptiva residência do tenente Afonso, conversando e aprendendo com ele inúmeros fatos e coisas da nossa corporação, ocasião em que reproduzi algumas fotografias históricas.

 * Transcrição do  blog do coronel Ângelo Dantas

7 comentários:

Ivanilson disse...

Amigo Valdir,

Que belo trabalho você fez através desta postagem.
Fiquei sabendo um pouco mais do meu amigo Afonso, que nos deixou para ficar junto de Deus.
Afonso sempre foi um homem cuja característica era o de atender a todos com cortezia e um sorriso largo.
O seu currículo, agora transcrito por você, Valdir, é de me orgulhar de tê-lo conhecido.

Receba, amigo Julião, o meu abraço de agradecimento pelas informações.

Anônimo disse...

Eu acho que esse retrato aí tá errado, pois de acordo com o maior especialista em história da polícia militar do rio grande do norte o senhor aí da foto se chama rafael afonso de oliveira e o mesmo não era tenente, tinha uma patente bem maior, acho que coronel. Tá escrito lá nos blogues do subetenente jota maria, o cara que tem o maior acervo de fotos e de informações da história da policia. Eu acho que ele merece credibilidade e então essa foto aí tá errada. pode procurar na internete que você vai achar os blogis de jotamaria.

José Valdir Julião disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Valdir Julião disse...

As informações foram colhidas, em grande parte, no blog do coronel ai em cima. Já o termo tenente, era a forma como a maioria das pessoas se referia ao saudoso Afonso...

Anônimo disse...

Que dúvida, hein? resolveu retirar a foto? parece que o ilustre autor do blog está inseguro e já não sabe mais em quem acreditar. E aí, a foto retirada era ou não era do tenente Afonso Ferreira? ou será que era realmente uma foto de um tal coronel Rafael Afonso?
Com certeza o sub-tenente Jota Maria,autor dos mais espetaculares blogs referentes a policia militar deve saber responder.
Acesse então o portal Oeste-News que você irá se deliciar com o que há de mais preciso e interessante sobre não só a PM mais muita coisas deste mundo.
Boa sorte.

José Valdir Julião disse...

Não tinha dúvida, como não tinha uma foto mais recente do tenente Afonso, confiei na sua referência, mesmo sendo um anônimo. Quanto ao blog, já vi algumas vezes...

José Valdir Julião disse...

O blog do coronel Ângelo Dantas continua fazendo referência ao tenente Afonso Ferreira, não como esse cel Rafael Afonso, que vossa senhoria aponta...