domingo, 26 de junho de 2011

"A coceira de Zefinha", Capítulo III

 A COCEIRA DE ZEFINHA

(Ivanilson França Vieira)
CAPITULO 3

         Depois do incidente com Haroldo, Miro foi o próximo a ser atendido. Entrou e não gostou do Dr. Carlos. O achou muito novo, Mas, pensando em Zefinha, resolveu falar com o Dr.
         -  Pois não, como é seu nome?
         - Miro da Conceição, seu criado.
         - Pois não, seu Miro, eu sou o Dr. Carlos. O que é que o senhor estar sentindo. (perguntou fazendo uma ficha para Miro).
         - Agora nada dotô, mai nagorinha mermo eu tava sintino vontade matá o fie do Seu João da Cantina.
- Não Seu Miro eu perguntei por que o senhor veio aqui. Qual a sua doença?
- Dotô eu num to duente, é Zefinha minha mué. Ele ta com umas cocêra da gota serena. A pele já tá em carni viva.
- Mas, onde estar a Sra. Zefinha?
- Ta in casa, Dotô. Eu quero qui o sinhô mande um remédio para ela ficar boa.
- Mas, seu Miro, eu não posso passar um remédio sem ver a sua senhora. Para medicar eu tenho que estar aqui com a paciente.
Miro olhou pra ele com os olhos já cuspindo fogo. Mexeu a peixeira,  coçou o nariz, cuspiu no chão do consultório e...
- Dotô, tomém sô paciente. Mai, eu num tô acriditano que o sinhô que ver a duença de minha véia.
- Mas, claro que quero, Seu Miro, como posso dar uma medicação sem saber qual a doença dela?
- Dot|ô, eu já dixe qui ele ta com cocêra. Eu acho qui o sinhô num me cunhece. Ta pensando qui eu só mintiroso, é? O sinhô é mutho novo e é bom respeitar a muié dos oto.
- Calma seu Miro (começou a ficar preocupado o médico) deixe eu lhe explicar. Eu tenho que ver a dona Zefinha para poder verificar como estar essa coceira, qual a origem dela. Como posso consultá-la se eu não sei não vejo o que ela tem? Entendeu?
- Num intendi não, doto, o que tá me dexando chateado é por que o sinhô qué vê os quarto de minha véia.
- Que vê quarto, seu Miro, se eu nem sei onde o Senhor mora; Quer que eu vá na sua casa é isso?
- Doto, um metô-lhe o faca e arranco os seus troços se tu dissé de novo qui vai lá em casa ver minha Zefinha
- Seu Miro, desculpe, eu acho que o senhor não me entendeu. Eu vou fazer o seguinte. Espere um pouco que vou falar com o Dr. Marcone por telefone. Já que ele passou tanto tempo aqui. Sei que o senhor o conhece. Espere um pouco.
Dr. Carlos voltou após mais de 10 minutos. Tinha escutado o seu antecessor com muita atenção e ficou muito apreensivo com o que ouviu sobre Miro. Claro que ele não concordava com o Dr. Marcone que o aconselhou a não insistir com ele, pois Miro é tão ignorante que já matou três pessoas, exatamente por que as pessoas discutiram ou duvidaram dele.
Apesar da juventude, Dr. Carlos tinha uma ética invejável na hora da consulta. Falavam que ele era paquerador, tentava seduzir as mulheres e usava a profissão para isso. Mas com relação ao atendimento médico, propriamente dito, ele jamais prescreveria um remédio sem ter a certeza que estava fazendo o correto. Teria que ver a mulher de Miro. No entanto, tinha um impasse: O que fazer para convencer Miro a trazer a mulher dele aqui? Entrou na sala totalmente apavorado.
- Seu Miro, acabei de falar com o Dr. Marcone e ele me orientou que é realmente melhor não prescrever remédio sem saber exatamente o que a sua senhora tem. Ele pediu para que o Senhor trouxesse a sua esposa para a cidade amanhã de manhã.
- E adonde tá o Dr. Marconi??? Quero falá cum ele.
- Mas, seu Miro, o Dr. Marconi não estar na cidade. Ele mora agora em outro Estado. Mas, o que o senhor quer conversar com ele?
- Ele nun ta? E como o sinhô falô cum ele. Ta mentindo para mim?
- Não seu Miro, por favor, não pense isso, eu falei com ele através do telefone. Jamais mentiria para o Senhor. Mas... O que o senhor que falar com o Doutor Marcone?
- Quero dizer a ele que minha Zefinha não vai se amostrar prá um dotô como o sinhor qui vivi se inxirino para as muié daqui da cidade. Inte proquê se tu, pelo meno oiá para minha zefinha com zoio pidão, em meto a faca do teu bucho e tiro até a tua tripa gaiteira.
Dr. Carlos quase desmaia. Sentiu um frio na barriga como se fosse a lâmina da faca. Mas, ao mesmo tempo teve uma idéia. Pensou: “vou ver se o seu Miro deixa eu ir na casa dele, ao invés dela vir para a cidade”.

SERÁ QUE MIRO ACEITARÁ A SOLUÇÃO DADA PELO MÉDICO?
OU SERÁ QUE ISSO PIORARÁ AINDA MAIS A SITUAÇÃO?
CONFIRA NO QUARTO CAPITULO

Nenhum comentário: