domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quem foi "Querubina Silveira"

            A Professora Querubina, como era chamada pelos cerrocoraenses, nasceu na cidade de Assu, em 8 de junho de 1877. Ainda criança, quando ficou órfã de dos pais, veio morar no município de Currais Novos, na residência de sua prima Maria Inácia da Silveira. Nessa época o município de Cerro Corá era comarca de Currais Novos. De sua prima recebeu influência para freqüentar a escola, cursando até o curso primário na cidade de Currais Novos.
            No dia 12 de janeiro de 1900, casou-se com Anislino Pereira de Macedo. Depois de casada foi morar na comunidade de Malhada Limpa, município de Currais Novos.
            Através da influência da família Pereira, lecionou nessa comunidade até o ano de 1907. No ano de 1908 ficou viúva e dessa união não nasceram filhos.Em 1917, foi convidada para dirigir a primeira escola feminina de Cerro Corá.
            Viuvando em 1921, o agropecuarista Tomaz Pereira de Araújo, político influente de Cerro Corá, com oito filhos para educar, convidou a professora Querubina Silveira para residir em sua residência para ajudá-lo na tarefa de educar os seus filhos.Desenvolveu o papel de protetora  com carinho, dedicação e  amor.Além dessa tarefa, continuou como professora no município, dedicou 30 anos ao magistério e no ano de 1934, parou de ensinar sem direito a aposentadoria porque não tinha vínculos formais com o estado e o município. Recebia a remuneração de Tomaz Pereira de Araújo.
            Além da carreira de magistério, exercia outros papéis na sociedade, dedicando-se freemente ao apostolado da oração e conselheira dos cidadãos cerro-coraenses .Além de desempenhar muito bem os trabalhos domésticos e nas horas vagas dedicava-se ao bordado de Richiliê e a mão.
            A escola recebeu o seu nome através de um projeto do então deputado estadual Manoel Wilson Pereira, apresentado na Assembléia Legislativa do Estado no ano de 1964.
            Em 1947, foi residir com a filha de Tomaz Pereira , Zilma Pereira de Araújo e, seu esposo João Soares, onde permaneceu até sua morte aos 90 anos de idade. Faleceu no dia 20 de junho de 1966.Seu corpo foi velado no Grupo Escolar Querubina Silveira como reconhecimento e gratidão pelos seus serviços prestados ao município.
Com informações do blog E.E. Querubina Silveira, editado por Jefferson Vecho

Nenhum comentário: