domingo, 21 de novembro de 2010

Evilásio diz que transferência para Manjericão foi perseguição política


Vereador Evilásio  Bezerra (PPS) alega que transferência é retaliação
ao seu trabalho de cobrar melhoria no serviço municipal de saúde


Em seu primeiro ano de mandato como vereador, Evilásio Bezerra (PPS) tem se destacado por denunciar as mazelas que existem na área de saúde em Cerro Corá. Mas, ele diz que não faz “oposição pela oposição”, mesmo assim, considera-se perseguido politicamente, tanto que foi transferido, como servidor público municipal, para trabalhar no posto de saúde do Manjericão, onde começa a atuar nesta segunda-feira, dia 22. O blog www.cerrocoranews.blogspot.com o entrevistou pelo MSN sobre esse momento político no município.

Quando foi que o vereador recebeu a informação sobre sua transferência para o manjericão?

No final de setembro houve uma reunião na unidade mista Clotilde Santina com o prefeito e o secretário de Saúde e eu não estava presente, mas foi anunciado pelo prefeito, que eu não passaria mais 24 horas no hospital, que eu seria transferido da unidade, mas não falou para onde. Isso em meio a uma reunião com todos os funcionários.  Mas fiquei ainda todo o mês de outubro sendo informado por terceiros na rua e tirando meus plantões normais até o dia 27 de outubro.

Quando você recebeu oficialmente a notícia de sua transferência?

Só fui informado oficialmente neste último dia 17 deste mês, quando fui procurar saber da minha escala de serviço, que eu procurava saber todos os dias, mas a enfermeira chefe me falou que tinha recebido ordens para me retirar da escala de serviços, mas eu não sabia para onde ia.

Você falou sobre o caso no plenário da Câmara Municipal, como foi a reação dos seus pares?

Falei na tribuna da Câmara, mas hoje a situação comanda e ficou mais difícil pra nós da oposição trabalhar.

Como foi esse comunicado oficial sobre a sua transferência?

Foi baixada uma portaria me remanejando para tirar uma licença prêmio da  funcionária do posto que precisava há muito tempo desta licença e ninguém tinha dado esta condição de direito aquela funcionária

E quando até vai essa licença?

Até abril de 2011, só que a funcionaria reside na comunidade e é estranho, porque lá nunca houve, há mais de duas décadas, funcionário da cidade servindo naquele posto do sítio Manjericão.

Você acha que essa transferência seja uma retaliação devido à sua atuação na Câmara como opositor à gestão do prefeito Raimundo Marcelino Borges?

Estou convicto disso, tenho toda certeza, pois eu fui além de perseguido, fui desviado do meu lugar de origem para o qual fiz o concurso. E já dei entrada com ação judicial sim e estive no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em Natal, que está me instruindo como proceder.  Inclusive eu tenho requerimento pra se colocar uma geladeira ou consertar a que tem lá nesse posto que faz 1 ano e 8 meses que reclamo na Câmara e ainda não foi consertada. O problema é que tento exercer o verdadeiro papel de fiscal legítimo do povo.  Eu dentro dos meus direitos, estou resolvendo na justiça e enquanto a justiça não resolve, vou atender às ordens superiores da minha secretaria a qual sou lotado, até porque eu fiz um concurso em 2001, por área e eu optei na época pelo posto de saúde do povoado Albino o qual tive vários concorrentes a uma vaga e eu obtive sucesso sendo aprovado para trabalhar lá em 1º lugar no concurso e fiquei na minha vaga, só era uma vaga, então meu lugar de origem é o posto de saúde do povoado Albino e não do Manjericão.

Apesar disso tudo, você vai continuar exercendo o papel de vigilância na Câmara à falta de condições de trabalho na saúde municipal?

Na minha campanha, em 2008, meu slogan era “saúde e humanização”, então não posso deixar que a ignorância do Poder Executivo atrapalhe minha luta pela melhoria da saúde dos nossos munícipes, ainda hoje cobro a instalação de um gerador de energia para a unidade mista Clotilde Santina, onde, inclusive, já foram realizadas  várias  cirurgias nos corredores, para aproveitar a luz do dia, por falta de energia e não tinha um gerador para substituir a energia da Cosern quando falta.

Você faz uma oposição vigilante, mas também reconhece quando a administração municipal acerta em alguma coisa?

Com certeza, eu acompanho todas as obras que estalo sendo realizadas em nosso município, algumas deixadas pela gestão do ex-prefeito João Batista de Melo Filho e venho cobrando o compromisso de entregas das mesmas, e elogiando benfeitorias feitas pela atual gestão. Eu fui o único vereador que foi à Caixa Econômica, em Natal, cobrar a conclusão do estádio de futebol, também fui no Serten (Serviço Técnico de Engenharia) do Corpo de Bombeiros, em Caicó, pedir averiguação sobre a segurança do estádio para o nosso público de torcedores.

Você já soube que houve, na história política de Cerro Corá, de alguma transferência de servidor ou vereador, por estar fiscalizando a atuação dos gestores públicos?

Que eu saiba não, mas isso me deixa mais triste, pelo retrocesso e incapacidade de evoluir dos atuais gestores públicos.

Um comentário:

Paulo Tarcisio Cavalcanti disse...

Julião: É lamentável que a intolerância política chegue a esse ponto.