quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reflexões sobre as eleições deste ano para o pleito municipal de 2012

Como em todos os 167 municípios do  Rio Grande do  Norte, o resultado das eleições gerais deste ano, certamente, é aguardado com muita expectativa pelos líderes políticos locais, pois de algum modo o grupo político que ascender ao poder vai influir nas eleições de prefeito daqui a dois anos e três meses.

Em Cerro Corá não vai ser diferente, embora há de se conviver, que a influência do governo no pleito municipal depende, em muito, da credibilidade do prefeito de plantão em relação aos seus munícipes. 

Além das circunstâncias e do contexto politico na época da eleição de 2012, é praticamente certo que se a senadora Rosalba Ciarlini for eleita governadora do Rio Grande do Norte no pleito eleitoral de 3 de outubro próximo, cresce o cacife político do prefeito Raimundo Marcelino Borges, "Novinho", que será, naturalmente, candidato à reeleição.

Nesse caso, dificilmente haverá um rompimento político entre o ex-prefeito João Batista de Melo Filho e "Novinho", como apostam algumas pessoas no bate-papo de bastidores. Já há quem afirme pelas calçadas de Cerro Corá, que "Joãozinho" já trabalha o lançamento de uma candidatura do filho Álvaro, embora não se comente qual o cargo que ele viria a disputar, se majoritário ou para vereador, cargo pelo qual o pai começou a vida pública na "serra".

Há quem aposte que Álvaro Melo poderia vir a ser indicado candidato a vice-prefeito numa continuidade da aliança política entre o DEM e o PMDB, hipótese, segundo alguns analistas de plantão, mais plausível caso se configure a eleição de Rosalba Ciarlini para o governo do Estado.

Como apoiador da candidatura de reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza, a eleição deste acabaria fortalecendo a já consolidada liderança política de João Batista de Melo Filho. 

A eleição de Iberê Ferreira também traria outra incógnita para a vida política de Cerro Corá, quem seria a liderança politica local que sairia mais fortalecida politicamente, já que o estatístico Othon Militão Júnior e a sindicalista Ana Maria da Silva, que foram derrotados por "Novinho" em 2008, também apoiam o governador.

 Resta o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Ronaldo de Araújo, que apoia a candidatura a governador do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.






 

Nenhum comentário: