terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maia e Alves disputam maioria dos votos para deputado federal

A evolução dos votos dos candidatos a deputados estaduais mais votados em Cerro Corá, nas três últimas eleições gerais no Rio Grande do Norte, foi postada logo abaixo. Agora, o blog resgata aos números dos candidatos a deputado federal mais votados nos pleitos eleitorais de 1998, 2002 e 2006  no município, tendo de se considerar o crescimento do contingente eleitoral de uma eleição para outra.

Em 1998, os candidatos à Câmara Federal mais votados foram Iberê Ferreira de Souza, com 712 sufrágios, seguido de Múcio Sá, com 533 votos, seguido de Augusto Viveiros, com 484 e Francisco Urbano, 475 votos. Depois vieram os irmãos gêmeos Ana Catarina Alves e Henrique Eduardo Alves, com 335 e 263 votos respectivamente. Desses, apenas Henrique Eduardo Alves segue candidato para assumir o 11º mandato na Câmara dos Deputados, como o mais antigo da Casa. Pressupõe-se que este ano seja o mais votado em Cerro Corá, depois que passou a ter o  apoio do ex-prefeito João Batista de Melo Filho.

Já em 2002, com o apoio de "Joãozinho", o candidato a federal mais votado foi o atual candidato à reeleição para o governo, Iberê Ferreira de Souza, com 2.387 votos. Na sequência, tivemos Ney Lopes de Souza, com 549 votos, Lavoisier Maia, com 449 e Nélio Dias, 341, além de Betinho Rosado, com 229 sufrágios. Nenhum desses é candidato em 2010.

Na eleição de 2006, já com o apoio do então vice-prefeito e atual prefeito "Novinho", o federal mais votado foi Felipe Maia, com 1.260 votos, que nas eleições deste ano, pode disputar a condição de mais votado com Henrique Eduardo Alves, que há quatro anos conseguiu 1.176 votos em Cerro Corá, quando "Joãozinho" o substituiu por Iberê, que havia se elegido vice-governador do Estado na chapa encabeçada por Wilma de Faria.

O terceiro candidato a deputado federal mais votado em 2006, em Cerro Corá, foi Rogério Marinho, que tenta a reeleição este ano, com o apoio do presidente da Câmara, vereador Antonio Ronaldo Vilar. A deputada Sandra Rosado obteve, naquela ocasião, 724 votos, com o apoio de Ana Maria da Silva.

Nenhum comentário: